REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ESTUDOS DE ANÁLISE ESPACIAL DA CRIMINALIDADE

Autores

  • Cintia Helenice Löper Aires Universidade Federal de Pelotas
  • Erika Collischonn Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Geografia do Crime, Espaço Urbano, Análise Criminal e Segurança Pública.

Resumo

O aumento da criminalidade nos centros urbanos é evidenciado nos Anuários Brasileiros de Segurança Pública.Violência e criminalidade estão sendo amplamente discutidas em diferentes áreas do conhecimento e sob diferentes enfoques. Neste artigo, é apresentada uma revisão de literatura voltada aos estudos que tratam de análises espaciais da criminalidade.Como procedimento metodológico realizou-se um levantamento bibliográfico sistemático nos Anais dos Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE), de 2003 a 2018, e em artigos do Google Acadêmico publicados depois de 2015. A primeira busca foi focada aos trabalhos da área da geografia, enquanto a segunda esquadrinhou publicações de diversas áreas, possibilitando uma leitura multidisciplinar. Desta plataforma, foram escolhidos 15 artigos, a partir dos critérios de busca estabelecidos, e 4 dos Anais do ENAPEGE.A maioria dos estudos relacionam a criminalidade com o aparelhamento urbano e as condições de vida das pessoas e concluem que a análise do espaço tem contribuído para o entendimento da relação espaço e crime. Porém, constatou-se nos artigos certa falta de precisão nas terminologias, uma confusão entre crime e violência e pouca explanação metodológica relacionada à análise espacial com uso de cartografia e sistemas de informações geográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Helenice Löper Aires, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (2008), atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, agricultura familiar, relações sociais de Trabalho e pluriatividade. E Especialização em Pós Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (2011), atuando com o tema: Agricultura familiar e as Relações Sociais de Trabalho: um estudo sobre a pluriatividade e o papel da mulher na manutenção da unidade familiar na Vila Freire - Cerrito/RS. Atualmente, sou mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas, com pesquisa dirigida a análise criminal e sua relação com o espaço e participo do grupo de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Sociologia " Configurações e tencionamento das dinâmicas do crime e das ações coletivas no Brasil contemporâneo". Atuo profissionalmente como geógrafa no Observatório de Segurança, vinculado a Secretaria Municipal de Segurança do Município de Pelotas/RS.

Erika Collischonn, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado (1998) e doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: climatologia geográfica, ensino de climatologia, geocartografia nas áreas de saúde e segurança pública. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa "Espaço e Saúde" (UFPR/Curitiba). Integra a equipe de professores do Laboratório de Estudos Aplicados em Geografia Física - LEAGEF/UFPEL.

Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Aires, C. H. L., & Collischonn, E. (2021). REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ESTUDOS DE ANÁLISE ESPACIAL DA CRIMINALIDADE. Caderno Prudentino De Geografia, 2(43), 9–28. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7518

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles