GENTRIFICAÇÃO NA ZONA PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO: DESLOCAMENTOS HABITACIONAIS E HIPER PRECIFICAÇÃO DA TERRA URBANA

Autores/as

  • Bruno Pereira Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Porto Maravilha, Zona Portuária, gentrificação, especulação imobiliária, deslocamentos habitacionais

Resumen

O presente estudo analisou parcela das contradições sociais derivadas da reestruturação espacial em curso na Zona Portuária do Rio de Janeiro, empreendida pela Operação Urbana Consorciada (OUC) Porto Maravilha. Procurou-se destacar as recentes dinâmicas fundiárias da localidade, expondo o elevado aumento do preço da terra, fato que gera pressões imobiliárias principalmente sobre os moradores mais pobres, com destaque para inquilinos, moradores de ocupações de sem teto e das favelas situadas no Morro da Providência e no Morro do Pinto. Este processo está culminando em deslocamentos habitacionais, através da associação de remoções compulsórias e por parcela dos moradores estar perdendo a possibilidade financeira de se manter na área estudada, em virtude dos ônus tributários ligados à consecução da OUC Porto Maravilha.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Pereira Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente está cursando Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalha como professor docente l pela Secretaria de Estado e Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e possui graduação (2010-2014) e Mestrado (2015-2017) em Geografia pela UFRJ. Está vinculado ao Grupo de pesquisa sobre Reestruturação Urbana e Centralidade (GRUCE / UFRJ) e já atuou nos grupos: Programa de Educação Tutorial (PET Geografia - UFRJ) e Reestruturação urbana no Estado do Rio de Janeiro. Governança e desenvolvimento territorial no Médio Vale do Paraíba. Atuação principal na área de Geografia Urbana com ênfase nas dinâmicas espaciais das Áreas Centrais.

Publicado

2019-05-17

Cómo citar

Nascimento, B. P. (2019). GENTRIFICAÇÃO NA ZONA PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO: DESLOCAMENTOS HABITACIONAIS E HIPER PRECIFICAÇÃO DA TERRA URBANA. Caderno Prudentino De Geografia, 1(41), 45–64. Recuperado a partir de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/5716

Número

Sección

Artigos/Articles/Artículos/Articles