QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ENTRE GEOGRAFIA ECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Palabras clave:
Teorias Locacionais, História do Pensamento Geográfico, Ciência Regional, Economia Espacial.Resumen
Este artigo parte dos pressupostos teórico-metodológicos fundantes da geografia econômica caracterizando e diferenciando as teorias espaciais e suas funções como modelos para o desenvolvimento regional. Resgatar as principais ideias das teorias locacionais é importante para o aperfeiçoamento de novas investigações acerca do desenvolvimento econômico com base regional. Nesse sentido, este artigo põe em discussão, num primeiro momento, as teorias de Von Thünen no campo da agropecuária, Alfred Weber e August Lösch no setor industrial e Walter Christaller no âmbito dos serviços e comércio, apontando os princípios norteadores desses modelos espaciais. No segundo momento, debatem-se as ideias da ciência regional, a partir de Walter Isard passando por Michel Porter nas questões das economias de aglomeração, competitividade e cooperação entre empresas, por fim, discute-se as idéias da Nova Geografia Econômica de Paul Krugman. Dessa forma, o objetivo central deste trabalho é fazer apontamentos bibliográficos das principais teorias aplicadas ao longo da história da geografia econômica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.