UM ENSAIO ARGUMENTATIVO A FAVOR DO USO DE QUANTIFICAÇÃO EM GEOGRAFIA
Palabras clave:
Geografia quantitativa, Geografia crítica, quantificaçãoResumen
Desde os primórdios da Geografia como ciência, distintas correntes geográficas, em diversos momentos históricos, postularam objetos e métodos distintos para a mesma. Nos anos 1970 ocorreram intensos embates entre as correntes radical e quantitativa da Geografia. Em essência, a corrente radical condenava o “mapeamento” quantitativo do espaço geográfico, fato preconizado pela corrente quantitativista, pois isso, segundo a concepção da corrente radical, apresentava sérias limitações de representação da realidade e, principalmente, servia como instrumento de dominação por parte das classes dominantes. Este ensaio apresenta uma argumentação a favor do uso de métodos quantitativos na prática geográfica e conclui que a quantificação complementada pelo conhecimento subjetivo e analítico do geógrafo pode proporcionar melhor entendimento do espaço geográfico.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.