A POLÍTICA NA GEOGRAFIA DE VIDAL DE LA BLACHE

Autores/as

  • Rui Ribeiro de Campos Universidade Federal Fluminense - UFF

Palabras clave:

História do Pensamento Geográfico – Vidal de La Blache – Estado francês – Colonialismo

Resumen

O artigo procura demonstrar que Vidal de La Blache, embora advogasse a ideia de que a ciência deveria ser objetiva e neutra, alinhava-se ao capitalismo e ao Estado francês. Como defensor do fato de a França possuir colônias em outros continentes e também como partidário do imperialismo, La Blache fez política. Buscou, no entanto, despolitizar a Geografia ao tentar desvinculá-la de qualquer prática social transformadora. Este trabalho analisa aspectos de textos claramente políticos do autor, principalmente a respeito do colonialismo e de sua defesa do Estado francês. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rui Ribeiro de Campos, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduado em Filosofia e Geografia, Mestre em Educação pela PUC-Campinas e Doutor em Geografia pela UNESP-Rio Claro. Professor de Epistemologia da Geografia, Pensamento Geográfico Brasileiro e Geografia Política. Concluiu, em 2014, um pós-doutorado sobre Paul Vidal de La Blache na Faculdade de Educação da UNICAMP. É atualmente professor do curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Angra dos Reis (RJ) 

Publicado

2015-02-23

Cómo citar

Campos, R. R. de. (2015). A POLÍTICA NA GEOGRAFIA DE VIDAL DE LA BLACHE. Caderno Prudentino De Geografia, 3(36), 124–144. Recuperado a partir de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/2877

Número

Sección

Artigos/Articles/Artículos/Articles