FORMAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL E COLONIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TUNEIRAS DO OESTE (PR) BRASIL
Palabras clave:
Processo de colonização, fotografia, história oral, formação sócio-espacialResumen
O presente artigo evidencia os fatores preponderantes para a formação sócio-espacial do município de Tuneiras do Oeste (PR), bem como o processo de colonização. Constitui-se de uma análise, frente ao levantamento histórico, dos fatores que proporcionaram a ocupação da região, e seus reflexos na organização geográfica da área em estudo. Para tanto, os instrumentos metodológicos selecionados para esta pesquisa foram as entrevistas e a fotografia, que possibilitaram a caracterização da formação do município por meio dos próprios personagens do período, os pioneiros, além da visualização das transformações do espaço geográfico por meio das fotografias antigas fornecidas pelos próprios colonizadores. Pretende-se, com estes relatos e informações preciosas acerca do período de colonização do município, criar um acervo histórico para o conhecimento dos moradores e demais estudiosos, tornando-se fontes históricas também para as futuras gerações.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.