A intervenção em prol da recuperação de áreas degradadas por erosão hídrica na microbacia hidrográfica da Água Três Unidos no município de Vera Cruz – SP
Palabras clave:
Erosão hídrica, Bacias hidrográficas, Propriedade Rural, Metodologias de recuperaçãoResumen
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a aplicação de técnicas mecânicas através do uso de barramentos de bambu, no processo de recuperação de áreas degradadas por erosão hídrica, considerando a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e ação, já que a mesma possibilita a interrelação entre a ocorrência de processos erosivos, a dinâmica das águas e o uso e ocupação do solo. O estudo de caso se deu em uma propriedade rural localizada na microbacia da Água Três Unidos, no município de Vera Cruz. Inicialmente, identificaram-se os fatores relevantes no desencadeamento dos sulcos erosivos e, posteriormente, estabeleceu-se a proposta de recuperação que consiste na construção de barramentos de bambu no interior das erosões. Esta metodologia foi escolhida por ser de baixo custo, eficiente e pouco invasiva, observando-se com o emprego da mesma o crescimento de vegetação no entorno das barreiras e a retenção de grande parte dos sedimentos. A metodologia pode ser aplicada por pequenos e grandes produtores rurais, favorecendo não somente a recuperação de áreas degradadas por erosão, como também a diminuição do assoreamento dos cursos d’água.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.