Análise da dinâmica da paisagem no uso e cobertura das terras nos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú, SC
Palabras clave:
uso da terra, geoprocessamento, análise da dinâmicaResumen
Este trabalho tem por objetivo analisar a dinâmica de mudança de uso da paisagem avaliando as alterações espaço-temporais do uso e cobertura das terras nos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú, SC, decorrentes de atividades antrópicas verificadas nos anos de 1957, 1978 e 2008. A partir de fotografias aéreas georreferenciadas e de imagem de satélite Quickbird de alta resolução, foi realizado o cruzamento de informações de uso das terras nas três épocas, com o auxílio do software ArcGIS®. Foram analisados os mapas de uso e cobertura das terras para cada data, a matriz de área e porcentagem de mudança e o vetor de estado. As classes de uso das terras verificadas foram: floresta, pastagem, arroz irrigado, culturas anuais, área urbana, solo exposto, água, reflorestamento e dunas. Os resultados mostraram que ocorreram mudanças significativas no uso e cobertura das terras entre os anos de 1957, 1978 e 2008, com predomínio e manutenção de floresta concentradas principalmente nas áreas de maior declividade e aumento das áreas ocupadas com arroz irrigado. Houve redução nas áreas de pastagem e o surgimento da classe de reflorestamento no ano de 2008. Foi identificada uma expansão das áreas urbanas sobre as áreas agrícolas podendo estar associado ao elevado potencial turístico da região.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.