LEITURA DA MOBILIDADE, APREENSÃO DA CIDADE

Autores/as

  • Rafael da Ponta Vicente UNESP

Palabras clave:

Mobilidade, espaço urbano, representações sociais.

Resumen

O processo de urbanização da sociedade tem conduzido a construção de cidades em padrões de desenvolvimento que impelem à desigualdade entre grupos sociais distintos; a mobilidade, em sua presença ou ausência, emerge como importante aspecto deste modelo de urbanização. Neste trabalho, propõe-se um mergulho nas compreensões que os habitantes de áreas de exclusão social – aqueles mais propensos aos deslocamentos mais dificultosos – fazem acerca da mobilidade, a partir da Teoria das Representações Sociais. Ademais, pensa-se que esta teoria, com todo seu arcabouço conceitual e instrumental, pode servir a pesquisas que necessitem da leitura de mundo em suas análises, podendo, inclusive, compor com outros métodos, resultando em pesquisas que dão saltos qualitativos importantes na aproximação das análises do espaço e dos grupos sociais. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael da Ponta Vicente, UNESP

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Professor de Geografia do Ensino Médio. Docente do curso de Geografia da Faculdade Sumaré.

Publicado

2014-08-28

Cómo citar

Vicente, R. da P. (2014). LEITURA DA MOBILIDADE, APREENSÃO DA CIDADE. Caderno Prudentino De Geografia, 2(35), 28–45. Recuperado a partir de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/1951

Número

Sección

Artigos/Articles/Artículos/Articles