A MEDIAÇÃO DIDÁTICA DA GEOGRAFIA E O LIVRO
Palabras clave:
Geografia, livro didático, transmissão do conhecimento, Ensino Fundamental, cognição escrita.Resumen
O presente trabalho objetiva explanar a eficiência da escrita na transmissão do conhecimento, o papel do livro didático de Geografia nesta ação e o seu processo de avaliação no Brasil. Para isso, elegeu-se a pesquisa bibliográfica, uma vez que as leituras realizadas proporcionaram a discussão sobre tais temas. Sendo que, inicialmente, de modo sucinto, realizou-se uma reflexão acerca da apreensão do conhecimento por meio da escrita e suas particularidades. Em seguida, prezou-se observar como a Geografia encontrou no livro a divulgação dos seus saberes e os recursos necessários para afirmar seu discurso de institucionalização. O livro didático no país é contemporâneo ao desenvolvimento do processo de escolarização. Já a inserção da disciplina “Geografia” nos currículos escolares brasileiros remonta ao século XIX, conhecida no antigo ensino primário como Estudos Sociais. Posteriormente, optou-se por tematizar o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a metodologia e as considerações elencadas na escolha dos Livros Didáticos de Geografia para o Ensino Fundamental. Foram observados os conteúdos temáticos que nortearam tais escolhas, avaliada em 2011 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Ao final deste texto, reconhece-se a importância do manual didático de Geografia em sala de aula, tendo importante papel para a transmissão do conhecimento geográfico, bem como a sua presença na relação entre professor-aluno.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.