[RELATO DE EXPERIÊNCIA] RELATOS SOBRE A DISCIPLINA DE GEOTECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE

pensando a docência no ensino superior em tempos de pandemia

Autores

Palavras-chave:

Geografia. Geotecnologia. Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano. Especialização em Cartografia e Sensoriamento Remoto e em Geografia Populacional, Urbana e Econômica pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-graduação em Geografia e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), da UFSM. É Professora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO), no Instituto Federal Catarinense (IFC), Polo Brusque/SC. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Temática; e Geografia Urbana. Foi docente de Geografia no Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS.

Maurício Rizzatti, UFSM

Graduado em Geografia Licenciatura Plena e Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Cartografia e Sensoriamento Remoto pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação, Metodologias Ensino de Geografia e Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) pela UFSM. Doutor em Geografia - Passagem Direta para o Doutorado - pelo PPGGeo da UFSM. Foi Professor Substituto da Universidade Federal do Pampa - Campus São Gabriel (2020-2021) dos cursos de Engenharia Florestal e Gestão Ambiental, ministrando as seguintes disciplinas: Cartografia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Curricular Supervisionado. Foi Professor do Colégio Politécnico da UFSM, ministrando aulas de Geografia para o 3° ano do Ensino Médio (2017, 2018 e 2020). É pesquisador no Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) e no Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NePeGS), da UFSM. É colaborador do Observatório de Informações em Saúde da UFSM, sendo responsável pelo mapeamento Intraurbano dos casos confirmados e óbitos da COVID-19 em Santa Maria. Pesquisa e atua na área de Cartografia, Geoprocessamento, Cartografia Escolar e a Teoria das Inteligências Múltiplas, Geotecnologias, Sensoriamento Remoto na Educação Básica; Geografia Física, Geografia Urbana e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul sob o n° RS252565, com atribuições profissionais referentes a profissão de Geógrafo.

Jhennifer Tais Vieira Habowski, UFSM

Pós-graduanda em Geografia UFSM 2022, graduada em geografia licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, cursando Geografia Bacharelado desde 2021.Tem interesse nas temáticas de: Geoprocessamento, SIG, Geotecnologias, Cartografia, Cartografia Colaborativa, Mapeamento Colaborativo, Plataformas Colaborativas, VGI, Ensino, Antártica, regiões polares, meio ambiente e Cartografia Escolar.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

Batista, N. L., Rizzatti, M., & Habowski, J. T. V. (2022). [RELATO DE EXPERIÊNCIA] RELATOS SOBRE A DISCIPLINA DE GEOTECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE: pensando a docência no ensino superior em tempos de pandemia. Caderno Prudentino De Geografia, 3(44), 150–157. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/9406

Edição

Seção

Dossiê Temático "Geografia, Ensino e Pesquisa no transcurso da pandemia da Covid-19"