PRAÇA DO VALE E BATALHA DO VALE EM PRESIDENTE PRUDENTE (SP): REFLEXÕES A PARTIR DAS DISCUSSÕES DE FORMA ESPACIAL E ESPAÇOS PÚBLICOS
Keywords:
Praça do Vale – Presidente Prudente (SP), Juventude, Hip Hop.Abstract
O presente artigo objetiva discutir acerca da Batalha do Vale, realizada em Presidente Prudente (SP), a partir das noções de formas espaciais e espaços públicos. A Batalha do Vale se caracteriza como uma batalha de rima realizada na Praça do Vale e as noções de formas espaciais e espaços públicos permitem compreendê-la tendo em vista que seu local de realização é um espaço público utilizado pela população para lazer e manifestações culturais, e além disso, a Praça pode ser entendida como uma forma espacial que possui significados específicos para a juventude do Hip Hop. A partir da possibilidade de se expressar cultural e politicamente, essa juventude se apropria da Praça para realização da Batalha atribuindo significados a esse espaço e ao evento. Os procedimentos metodológicos adotados foram o fichamento de pesquisas que discutem as temáticas abordadas, a utilização de imagens da Praça do Vale em diferentes momentos e a entrevista com um jovem que frequenta a Batalha do Vale e faz parte do movimento Hip Hop de Presidente Prudente. A Batalha do Vale se afirma como uma manifestação cultural e política da juventude e possibilita que jovens tenham um lazer gratuito e possam expor suas demandas e reflexões por meio da arte, reafirmando a relevância dos espaços públicas nas cidades contemporâneas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.