ECONOMIA E MEIO AMBIENTE
Keywords:
economia ambiental, valoração dos recursos naturaisAbstract
A valoração dos recursos naturais e a economia ambiental são campos de interesse e investigação que têm despertado a atenção de profissionais chamados a lidar, direta ou indiretamente, com a área do meio ambiente nos últimos anos. A expansão desta área de estudos encontra relação com a pequena efetividade dos controles públicos sobre a poluição, revelada através da baixa eficácia da legislação específica sobre a questão que tem, como contrapartida, o avanço da contaminação ambiental no nível planetário. Tenta-se recuperar, a partir da ciência econômica, os conceitos, noções e teorias que subsidiem a análise ambiental na direção da valoração dos recursos naturais. A análise se deterá em apenas duas correntes do pensamento econômico, as escolas clássica e neoclássica. Além de uma visão geral de cada uma destas correntes teóricas a ser analisada, o esforço será concentrado nos autores mais representativos e nos conceitos que mais de perto interessam na condução dos objetivos propostos. Assim, não são discutidos todos os autores e suas construções teóricas individuais, mas sim a contribuição que cada um pode fornecer à discussão da valoração dos recursos naturais.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.