O CLIMA URBANO EM BIRIGUI–SP: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA TEMPERATURA, UMIDADE RELATIVA DO AR E DIREÇÃO DO VENTO
Keywords:
Clima Urbano, Temperatura do ar, Umidade Relativa, Área Urbana, Área RuralAbstract
A pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento da temperatura, umidade relativa do ar e direção do vento em três pontos com características de ocupação do solo diferentes, principalmente no que se refere à densidade de construção em Birigui – SP. Pretendeu-se, também, verificar os mecanismos que influenciam na formação do tempo em dias representativos do verão – quente e chuvoso, nestas áreas com diferentes características de uso e ocupação do solo. Para isso, foram realizadas leituras simultâneas dos psicrômetros em uma área densamente construída, outra com menor densidade de construção e a zona rural próxima a Birigui. O trabalho de campo foi realizado durante quinze dias na estação de verão (dezembro de 2004 e janeiro de 2005), em três horários 9h00, 15h00 e 21h00. Dessa forma, pode-se afirmar que Birigui, cresceu sem levar em consideração o seu contexto climático. Nesse contexto, o uso e a ocupação do solo, e os condicionantes geoambientais e urbanos são fundamentais para caracterizar as diferenças existentes entre cidade e na zona rural próxima, com o objetivo de diagnosticar as alterações presentes na atmosfera urbana, a fim de contribuir com o planejamento da cidade.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.