A PRODUÇÃO ARTESANAL DE BISCOITOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA- BAHIA
Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar a produção de biscoitos no município de Vitória da Conquista – BA, levando em conta sua importância histórica e cultural. As atividades produtivas localizadas, com peculiaridades e tradições, têm sido valorizadas como patrimônio cultural do seu território de origem, além de ser um gerador de trabalho e renda. Após a revisão teórica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto aos moradores que tenham ou tiveram alguma ligação com a produção de biscoitos; seguindo com a sistematização de dados e análise sobre as informações obtidas. O trabalho de campo teve fundamental importância para entender a logística da cadeia produtiva do biscoito. Esse estudo amplia a discussão sobre produtos territorializados, valorizando sua trajetória, o saber fazer, seus significados e aspectos culturais. O alcance do biscoito em escala regional e até nacional tem proporcionado o crescimento e a ressignificação da produção, que gradativamente se amplia para atividades semi industriais, sem comprometer a produção nos moldes artesanais. E é neste particular que o biscoito assume uma posição de importância para a economia local, por ser diferente, singular, atrativo, tradicional e contribuir na geração de emprego e renda.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.