OCUPAÇÕES GUARANI NO NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
Keywords:
Sítio arqueológico Guarani, cerâmica Guarani, lítico lascado GuaraniAbstract
O artigo apresenta nove sítios e 12 áreas de ocorrências arqueológicas localizados no Município de Santo Antônio do Aracanguá, noroeste do Estado de São Paulo, na região da Bacia Hidrográfica do Baixo Rio Tietê. Nas áreas em estudo, foram encontrados fragmentos de cerâmicas e líticos lascados de grupos indígenas. A análise da cadeia operatória dos líticos lascados demonstrou a utilização de técnica unipolar, cujas marcas puderam ser verificadas nas lascas e nos núcleos analisados. Na cerâmica, vasilhas foram identificadas e associadas à Tradição Tupiguarani. A Região Noroeste do Estado de São Paulo é pouco conhecida do ponto de vista das ocupações indígenas, sendo este estudo uma contribuição para o conhecimento dos Sistemas de Ocupações Indígenas do Estado de São Paulo.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.