PEDOLOGIA E ANÁLISE DA PAISAGEM: INTERAÇÕES AMBIENTAIS EM JUNCO DO SERIDÓ/PB

Authors

  • Marco Túlio Mendonça Diniz UFRN
  • Iaponan Cardins de Souza Almeida UECE
  • Sandro Damião Ribeiro da Silva UFRN
  • Elisiene de Macêdo Pereira UFRN

Keywords:

Solos, Nordeste do Brasil, Sertão do Seridó.

Abstract

O solo é um dos componentes mais dinâmicos da paisagem, pode ter maior ou menor profundidade (ou desenvolvimento) a depender o balanço (natural ou de pela ação da sociedade) morfogênese x pedogênese. Em Junco do Seridó/PB as interações entre a dinâmica natural e social são bastante peculiares, localizado em uma área de relevo majoritariamente de colinas da borda ocidental do Planalto da Borborema e em condições de clima semiárido, o território de Junco do Seridó não tem mais expressiva ocupação por atividades agropastoris. Hoje predomina a mineração, que é responsável por uma degradação pontual de solos, ao mesmo tempo são encontrados solos desenvolvidos e relativamente bem preservados das classes Argissolos Vermelhos e Luvissolos Crômicos. Foram ainda identificados na área perfis de Neossolos (Litólicos e Regolíticos) associados á afloramentos rochosos e depósitos coluviais. A variedade e preservação dos solos da área são exceção em meio ao quadro de desertificação do Seridó da Paraíba.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marco Túlio Mendonça Diniz, UFRN

Professor do Departamento de Geografia CERES/UFRN

Iaponan Cardins de Souza Almeida, UECE

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará.

Sandro Damião Ribeiro da Silva, UFRN

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Elisiene de Macêdo Pereira, UFRN

Discente do curso de Geografia do CERES/UFRN

Published

2014-03-25

How to Cite

Diniz, M. T. M., Almeida, I. C. de S., Silva, S. D. R. da, & Pereira, E. de M. (2014). PEDOLOGIA E ANÁLISE DA PAISAGEM: INTERAÇÕES AMBIENTAIS EM JUNCO DO SERIDÓ/PB. Caderno Prudentino De Geografia, 1(35), 90–111. Retrieved from https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/2137

Issue

Section

Artigos/Articles/Artículos/Articles