Modernização agrícola, integração agroindustrial e políticas públicas de desenvolvimento rural no oeste de Santa Catarina
Keywords:
Espaço rural. Modernização agrícola. Políticas públicas. Agricultura familiar.Abstract
O processo de modernização da agricultura, implementado a partir de meados da década de 1960, desencadou diversas transformações no campo, alterando profundamente as formas de produção agrícola nas diferentes regiões brasileiras. No oeste catarinense, as agroindústrias se aproveitaram do potencial representado pela força de trabalho proveniente da mão de obra familiar e implantaram um modelo designado como “Sistema de Integração”, que consiste num contrato normativo de parceria entre o produtor familiar e a agroindústria. Tal sistema obriga os agricultures familiares a se adequarem às exigências de padrões de produção ditados pelas agroindústrias, excluindo do processo produtivo aqueles que não se adaptam às novas regras, ficando esses relegados à mudança de atividade ou à migração para áreas urbanas. Diante desse cenário, faz-se importante analisar o papel das políticas públicas de desenvolvimento rural para criar condições ao produtor familiar de assegurar a comercialização de sua produção e, consequentemente, garantir sua permanência no campo. Este trabalho pretente balizar o estado da arte das reflexões teóricas acerca da relação entre a agroindústria e o papel do Estado nas políticas públicas de desenvolvimento rural. Para isso, analisaremos o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) implantado em 2009 no município de Pinhalzinho, localizado no oeste do estado de Santa Catarina.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.