DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DO ESTOQUE DE CARBONO NA BACIA DO RIO ARAGUARI-MG (1973 E 2009)
Keywords:
Sensoriamento Remoto, Estoque de Carbono nos Solos, Rio Araguari-MG.Abstract
Os solos podem funcionar como fonte ou sumidouro de carbono para a atmosfera dependendo das condições climáticas e, sobretudo, do tipo de manejo adotado, pois influencia vários processos que controlam as emissões ou o sequestro de carbono pelo solo. A grande contribuição do cultivo da terra sob práticas de manejo recomendadas, na mitigação das mudanças climáticas globais, é a diminuição da emissão de CO2 à atmosfera. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a dinâmica espaço-temporal do estoque de carbono dos diferentes usos da terra e cobertura vegetal natural presentes na bacia do Rio Araguari, Minas Gerais, Brasil, a partir da determinação do carbono orgânico total do solo (COT) nos anos 1973 e 2009. A metodologia da pesquisa envolveu a seleção das áreas ocupadas pelos diferentes usos da terra para amostragem do solo e determinação do estoque de carbono; aquisição de produtos de sensoriamento remoto e posterior mapeamento. O mapeamento do uso da terra e cobertura vegetal permitiu a quantificação das diferentes categorias de uso. A determinação do estoque de C presente na área de pesquisa revelou que com exceção da pastagem degradada, todos os usos da terra apresentaram valores médios de estoque de C superiores ao Cerrado na profundidade 0-20 cm.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.