EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESÍDUOS SÓLIDOS

paradidático como ponte para a sensibilização

Autores

  • Caroline Hatada Lima Bomfim University of Alberta (UofA), Edmonton, AB, Canadá
  • Eloiza Cristiane Torres Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil
  • Marcilene Vieira dos Santos da Costa Colégio Estadual Polivalente, Londrina, PR, Brasil

Resumo

A preocupação com a preservação do meio ambiente tem se tornado cada vez mais presente em nossa sociedade. O crescimento populacional, o desenvolvimento industrial e o estilo de vida consumista têm gerado uma quantidade cada vez maior de resíduos sólidos, o que representa um grande desafio para a gestão ambiental. Neste contexto, a educação ambiental (EA) desempenha um papel crucial na sensibilização dos cidadãos e no engajamento das pessoas em práticas mais responsáveis em relação ao meio ambiente. Uma estratégia eficaz para promover a sensibilização e a mudança de comportamento é a utilização de materiais paradidáticos no ensino, que proporcionam uma abordagem complementar ao currículo tradicional, despertando o interesse e estimulando a reflexão sobre questões ambientais. Neste artigo, foi explorado de forma abrangente os principais aspectos envolvidos na elaboração de um material paradidático para uma EA voltada para resíduos sólidos. Também foi discutido a importância desse tipo de recurso educacional, destacando elementos essenciais que devem ser considerados durante o processo de desenvolvimento. Por fim, foi validado algumas práticas propostas no material paradidático para sua implementação efetiva em sala de aula. O material proposto pode estimular o pensamento crítico e incentivar a mudança de comportamento em prol do consumo consciente, descarte de resíduos e a sustentabilidade ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MENEZES, E.T. Verbete paradidáticos: dicionário interativo da Educação Brasileira. São Paulo: editora MidiaMix, 2001.

ROSSINI, C.M; CENCI, D.R. Interdisciplinaridade e Educação Ambiental: um diálogo sustentável. Revista Prática Docente, v.5, n.3, p.1733-1746, 2020.

MUNATAKA, K. Produzindo livros paradidáticos. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. 2023. Disponível em: < https://abrelpe.org.br/panorama/>. Acesso em 13 de junho de 2023.

BRASIL. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em 13 de junho de 2023.

Downloads

Publicado

2024-03-05

Como Citar

Bomfim, C. H. L., Torres, E. C., & Costa, M. V. dos S. da. (2024). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESÍDUOS SÓLIDOS: paradidático como ponte para a sensibilização. Caderno Prudentino De Geografia, 1(46), 68–85. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/9949

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles