EIXOS DE DESENVOLVIMENTO, ISENÇÕES FISCAIS E INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO EM ITATIAIA-RJ

Autores

Resumo

A ideia de eixo de desenvolvimento coloca centralidade no território e na sua capacidade de atração dos investimentos graças à presença de via de alta capacidade de transporte material e imaterial, cadeia de núcleos urbanos, ações dos agentes nas políticas locais e na mobilização dos recursos. Este texto visa analisar a dinâmica da indústria em Itatiaia e o papel das isenções fiscais e do eixo de desenvolvimento da Rodovia Presidente Dutra. A metodologia utilizada abrangeu levantamento e leitura bibliográficos, coleta de dados secundários, realização de entrevistas, sistematização e análise dos dados. Os resultados atingidos indicam que, desde anos 1990, muitos investimentos se concretizaram em Itatiaia, quando teve início uma política estadual de atração de investimentos e iniciativas municipais voltadas à instalação de empresas. O município apresentou aumento considerável dos estabelecimentos, empregos formais, massa salarial e VAB na indústria de transformação dentro de sua região. Essas dinâmicas apresentadas pela indústria devem-se não somente às políticas estadual e municipal, como também às facilidades propiciadas pelas redes técnicas existentes (rodovia, ferrovia e porto seco).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Silva de Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, mestrando em Geografia no PPGEO-UERJ

Leandro Bruno Santos, Universidade Federal Fluminense

Professor Ajunto III do Departamento de Geografia de Campos (GRC) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação (PPG), Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 2

Referências

BARCELOS, Daniel R.; SANTOS, Leandro B. Política de isenção fiscal e dinâmica econômica no Estado do Rio de Janeiro nos anos 2010. Revista Cerrados, n. 16, p. 189-212, 2018.

CASTELLS, Manuel. Os elementos da estrutura urbana. In: CASTELLS, Manuel. A questão urbana. São Paulo:Paz e Terra, 2020. P 203-336.

CORRÊA, Roberto L. O enfoque locacional na Geografia. Terra Livre, ano 1, n 1.1986. P 62-64.

ITATIAIA. A história do município. Itatiaia-RJ: Câmara municipal, 2019. Diponível em .

LENCIONI, Sandra. Condições Gerais de Produção. In: SPOSITO, Eliseu (Org.). Glossário de geografia humana e econômica. São Paulo: Ed. Unesp, 2017. p 73-78.

MANZAGOL, Claude. Lógica do Espaço Industrial. São Paulo: DIFEL, 1985.

MATUSHIMA, Marcos. Teorias do desenvolvimento e eixos: uma perspetiva a partir da análise geográfica. In: SPOSITO, Eliseu S. (Org). Teorias na Geografia. Rio de Janeiro: Editora Consequência. 2020.

OLIVEIRA, Floriano G. Reestruturação produtiva, território e poder no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

RIBEIRO, José; SANTOS, José. Desenvolvimento Endógeno e Política Regional. 2005.

SÁNCHEZ-HERNANDEZ, José Luis. El eje Irún-Aveiro: Geografia de un eje de desarrollo. Salamanca, 1998.

SAMPAIO, Denilson. Questionário Respondido a Marcos Silva de Carvalho. Itatiaia, 21 de Julho de 2021.

VASCONCELLOS, Bianca Louzada X. Desenvolvimento Regional e Estrutura Produtiva: Um Estudo Sobre a Região do Médio Paraíba (RJ). 2016. 185 p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial em Políticas Públicas, Desenvolvimento e Políticas Públicas). Instituto Multidisciplinar, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2016.

SPOSITO, Eliseu S. Reestruturação produtiva e reestruturação urbana no Estado de São Paulo. Scripta Nova, Barcelona, v. XI, n. 245 (69), 1 de agosto de 2007.

SANTOS, Leandro B. Políticas de subsídios fiscais e dinâmica industrial no estado do Rio de Janeiro. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 88, p. 85–102, Ago/2022

Downloads

Publicado

2024-06-13

Como Citar

Silva de Carvalho, M., & Santos, L. B. (2024). EIXOS DE DESENVOLVIMENTO, ISENÇÕES FISCAIS E INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO EM ITATIAIA-RJ. Caderno Prudentino De Geografia, 1(46), 86–110. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/9884

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles