MAPAS MENTAIS, O ENSINO REMOTO E OS IMPACTOS DE BELO MONTE

a experiência com alunos de 6º Ano da escola João e Maria (RUC São Joaquim), Altamira (PA)

Autores

  • Mateus Monteiro Lobato Universidade Federal do Pará, UFPA, Altamira, Pará, Brasil.
  • Samuel Santos Silva SEMEC/Prefeitura Municipal de Altamira
  • Áurea Andrezza Silva dos Santos SEDUC/Governo do Estado do Pará
  • Rosângela Maria da Silva SEMEC/Prefeitura Municipal de Altamira

Palavras-chave:

Mapas Mentais, Ensino Remoto, Hidrelétrica de Belo Monte, Altamira, Reassentamentos Coletivos Urbanos.

Resumo

Altamira é uma cidade da fronteira amazônica onde é possível observar diretamente o avanço do capital a partir da dimensão espacial. Sendo uma dessas materializações do movimento do capital a construção da Hidrelétrica de Belo Monte. Dotada de uma racionalidade em muito alheia ao local, a usina provocou uma série de transformações socioespaciais na cidade e na região. Nesse artigo buscaremos refletir sobre esse processo de mudanças provocadas pela usina na escala da cidade. Para tanto, recorremos a cartografia no intuito de compreender quais os efeitos das mudanças provocadas por Belo Monte. Os sujeitos da análise são os alunos do 6º ano da Escola João e Maria, no RUC São Joaquim, na cidade de Altamira. E nossa hipótese é a de que: com a instalação da obra, ocorram alterações nas bases materiais dos alunos que podem ser visualizadas pelos mapas mentais produzidos por eles. E devido ao isolamento social forçado pela degradação das condições sanitárias a metodologia teve que ser adaptada ao ensino remoto.

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Biografia do Autor

Mateus Monteiro Lobato, Universidade Federal do Pará, UFPA, Altamira, Pará, Brasil.

Bacharel/Licenciado em Geografia e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA, ambos pela UFPA, e Doutorado em Geografia pela UNESP-PP

Samuel Santos Silva, SEMEC/Prefeitura Municipal de Altamira

Graduação em Geografia (UFT).

Áurea Andrezza Silva dos Santos, SEDUC/Governo do Estado do Pará

Graduação em Pedagogia e mestra em Educação (UFPA)

Rosângela Maria da Silva, SEMEC/Prefeitura Municipal de Altamira

Graduação em Pedagogia.

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Publicado

2023-05-25

Como Citar

Monteiro Lobato, M., Santos Silva, S., Andrezza Silva dos Santos, Áurea, & Maria da Silva, R. (2023). MAPAS MENTAIS, O ENSINO REMOTO E OS IMPACTOS DE BELO MONTE: a experiência com alunos de 6º Ano da escola João e Maria (RUC São Joaquim), Altamira (PA). Caderno Prudentino De Geografia, 1(45), 77–93. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/9202

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles