LÓGICAS ECONÔMICAS E ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS VAREJISTAS

uma análise da Lojas Americanas

Autores

  • Flaviane Ramos dos Santos Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí https://orcid.org/0000-0003-3002-6781
  • Felipe César Augusto Silgueiro dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Câmpus de Presidente Prudente.

Palavras-chave:

Consumo, Comércio, Lojas Americanas, Brasil.

Resumo

As lógicas econômicas e estratégias espaciais ajudam a explicar como as empresas varejistas atuam espacialmente e como elas decidem suas localizações. Esse tipo de estudo é importante porque há, nos últimos anos, uma desconcentração espacial cada vez mais significativa dos grupos empresariais associados ao comércio através da expansão de filiais para cidades de diferentes portes da rede urbana. Entretanto, essa expansão não ocorre de maneira aleatória nem no tempo nem no espaço, sendo fundamental a realização de estudos de viabilidade econômica que levam em consideração diversas premissas macroeconômicas e operacionais, como renda per capita, evolução da economia local, capacidade logística, aluguel e retorno esperado. Deste modo, o presente artigo teve como objetivo analisar as lógicas econômicas e estratégias espaciais de uma das maiores empresas varejistas do Brasil, em termos de porte, capital e número de lojas, as Lojas Americanas. Para tanto, trazemos um conjunto de dados financeiros e operacionais sistematizados a partir da pesquisa realizada entre os anos de 2015 a 2018 no site da empresa, trabalhos de campo e entrevistas com gerentes de filiais desta rede e com consumidores e, por fim, materializados em gráficos, quadros e mapas.

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Biografia do Autor

Flaviane Ramos dos Santos, Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí

Licenciada (2013), Bacharel (2015) e Doutora (2019) em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Câmpus de Presidente Prudente. Participa do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR) e da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (RECIME). Atualmente é professora no Instituto Federal do Paraná IIFPR) - Campus Paranavaí.

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Publicado

2023-05-25

Como Citar

Santos, F. R. dos, & Santos, F. C. A. S. dos. (2023). LÓGICAS ECONÔMICAS E ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS VAREJISTAS: uma análise da Lojas Americanas. Caderno Prudentino De Geografia, 1(45), 94–120. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/9195

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles