AVALIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE MONTEIRO-PB

Autores

Palavras-chave:

Períodos, Precipitação, Seca, Chuvoso

Resumo

Ao longo das últimas décadas o processo de degradação ambiental se intensificou pelas ações do homem, em diversas regiões do planeta, ocasionando o desmatamento, práticas desordenadas nos cultivos, queimadas, irrigação irregular e mudanças climáticas. Essas mudanças no decorrer do espaço, impactam diretamente vastas regiões do planeta, causando desde secas extremas, a precipitações arrasadoras, provocando agravos em determinados locais. Assim, o objetivo principal deste trabalho é avaliar a variabilidade pluviométrica da Região Geográfica Imediata de Monteiro-PB, por meio da análise espaço-temporal mensal e anual da sua precipitação, apontando assim os períodos secos e chuvosos da área estudada. Os dados pluviométricos disponibilizados foram da SUDENE, AESA e INMET, tendo as lacunas dos dados preenchidas com a utilização de métodos estatísticos. No desenvolvimento do estudo, foram utilizados softwares como Excel para o banco de dados e análises temporais, e o QGIS e Golden Software Surfer 16 para as análises espaciais. O conhecimento da distribuição da precipitação, ajudou a compreender seu comportamento no transcorrer dos meses e anos, além de auxiliar na gestão de projetos na REGIMO, a fim de promover um bom gerenciamento dos recursos hídricos, atividades locais e da biodiversidade vivente na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maxsuel Bezerra do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba (2019); Graduando em Tecnologia em Geoprocessamento pelo Instituto Federal da Paraíba; Especialização em Andamento em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido Pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte; Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba; Integrante atuante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Ambientais (GPTecA); Membro colaborador do PELD RIO PARAÍBA INTEGRADO; Fui estagiário do LAGeo (Laboratório de Analises Geoambientais) na UFPB Campus IV de 2016 a 2019, onde trabalhei nas linhas de pesquisa de Variabilidade climática e Pegada Hídrica; Fui Professor do Ensino fundamental ll ministrando as disciplinas de Geografia, Empreendedorismo e Ética no ano de 2019; Vasta experiência na área da climatologia, trabalhando aspectos como Variabilidade climatológica de Municípios, Microrregião, Messoregião, Bacia e Sub-Bacias hidrográficas; Experiencia na área da Educação Ambiental; Em desenvolvimento de banco de dados (planilhas eletrônicas), além de facilidade em Softwares de Interpolação de dados como Golden Software Surfe, ARCGis.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Nascimento, M. B. do. (2022). AVALIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE MONTEIRO-PB. Caderno Prudentino De Geografia, 4(44), 72–90. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/8908

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles