ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO: ENTRELAÇANDO GEOGRAFIA E LITERATURA A PARTIR DA OBRA “SATOLEP” DE VITOR RAMIL
Palavras-chave:
Geografia, Literatura, Ensino.Resumo
O artigo versa acerca das possíveis relações que podem ser tecidas entre Geografia e Literatura no contexto escolar. Ao partir do entendimento que ciência e arte são complementares, sua articulação em sala de aula contribui para a formação de sujeitos capazes de ler o mundo criticamente em sua complexidade. Por meio de uma revisão bibliográfica foram elaboradas as considerações teóricas, bem como construída uma análise da obra “Satolep”, de Vitor Ramil, com o intento de apresentar uma proposição para o ensino de Geografia ancorada na interface entre Geografia e Literatura. Assim, tal proposição evidenciou suas potencialidades como a criação do imaginário geográfico, o estudo do lugar e a possibilidade de pensar a condição humana. Portanto, entrelaçar Geografia e Literatura no ensino de Geografia é um caminho profícuo para poetizar as aulas e ressignificar as práticas pedagógicas visando uma formação sensível e humanizadora no espaço escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.