A RESISTÊNCIA DA COMUNIDADE ANGICAL EM PARANÃ-TO FRENTE ÀS ADVERSIDADES SOCIAIS E AMBIENTAIS

Autores

Palavras-chave:

Camponês, Resistência, Elementos Socioespaciais

Resumo

A Comunidade Angical localizada no município de Paranã no estado do Tocantins, enfrenta diferentes adversidades em suas práticas produtivas e, consequentemente, em sua reprodução social dentro do seu modo de vida. Os problemas centrais são os conflitos territoriais e as estiagens prolongadas em conjunto com a ineficiência das políticas públicas no campo. Considerando estes aspectos, este trabalho propõe analisar as adversidades ambientais e sociais, bem como discutir os elementos socioespaciais de resistência do referido grupo social no enfrentamento de tais adversidades. O procedimento para o desenvolvimento da pesquisa consistiu em revisão bibliográfica, análise de documentos de instituições públicas e em trabalho de campo com entrevistas semiestruturadas. Com base nos estudos realizados foi possível perceber que a situação do grupo social estudado  necessita de posicionamento do poder público para o enfrentamento das adversidades bem como do acesso da comunidade às políticas públicas voltadas à assistência dos camponeses.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvaldo Quirino Tavares, UFT- Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Geografia.  Mestre  em Geografia. pelo  Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional.

Marcileia Oliveira Bispo, CURSO DE GEOGRAFIA CAMPUS DE PORTO NACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Tocantins -UNITINS (1996), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio Ambientais -Universidade federal de Goias IESA/UFG. É professora Adjunta na Universidade Federal do Tocantins no curso de Geografia e no Programa de Pós-graduação em Geografia (mestrado) campus de Porto Nacional. Foi coordenadora Institucional do PIBID/UFT nos anos de 2015 a 2018. Atualmente (2019) esta como coordenadora da Pós-graduação em Geografia -Campus Porto Nacional e Docente orientadora na Residência Pedagógica no curso de Geografia, campus Porto Nacional. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, educação ambiental, formação de professores, meio ambiente e representações, território e comunidades tradicionais.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Tavares, S. Q., & Bispo, M. O. (2021). A RESISTÊNCIA DA COMUNIDADE ANGICAL EM PARANÃ-TO FRENTE ÀS ADVERSIDADES SOCIAIS E AMBIENTAIS. Caderno Prudentino De Geografia, 3(43), 59–80. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7973

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles