O CINEMA COMO AUXÍLIO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA À DISTÂNCIA E PRESENCIAL E O DISCURSO MIDIÁTICO NOS PROFESSORES

Autores

  • Rafael César Costa Silva Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Vicente de Paula Leão Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Palavras-chave:

Cinema, Geografia, Ensino à distância, Mídia.

Resumo

A sociedade contemporânea demanda por uma nova metodologia de ensino de Geografia, possibilitando ao educando diferentes linguagens e recursos para a compreensão do conteúdo geográfico. Sendo assim, colocando como primordial a visão de mundo a partir das experiências e realidades dos alunos, com a intenção de gerar um saber reflexivo que dê autonomia ao indivíduo para tornar-se contextualizador e crítico. Portanto, o presente ensaio aborda a inserção dos filmes como auxílio didático para o Ensino à Distância (EAD) e presencial de Geografia e também para a capacitação de professores, enfocando a escola básica. Abordaremos como as novas tecnologias e linguagens tomaram conta do cotidiano no espaço geográfico, contribuindo para a área educacional. À vista disso, aferiremos de que modo os filmes estão sendo lidados em aula mediante aplicação de questionários e refletiremos o fator midiático presente no enunciado dos alunos e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael César Costa Silva, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Bacharel, Licenciado e Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Tem experiências nas áreas de Geografia Urbana, Rede Urbana, Ensino e Cidades Pequenas no âmbito brasileiro.

Vicente de Paula Leão, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Escolar, Diretrizes Curriculares, Ensino de Geografia e Formação de Professores, Ensino de Geografia, Mídia e TICs, Linguagens e Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia. Autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos sobre as temáticas supracitadas.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Silva, R. C. C., & Leão, V. de P. (2021). O CINEMA COMO AUXÍLIO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA À DISTÂNCIA E PRESENCIAL E O DISCURSO MIDIÁTICO NOS PROFESSORES. Caderno Prudentino De Geografia, 3(43), 9–29. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7970

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles