REFORMAS EDUCACIONAIS: RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS NA ATUAL CONJUNTURA BRASILEIRA

Autores

  • Ângela Massumi Katuta Universidade Federal do Paraná/Setor Litoral (UFPR/SL), Matinhos, Estado do Paraná, Brasil

Palavras-chave:

Reforma educacional, Mercantilização da educação, Disputas curriculares, Resistências, Educação popular.

Resumo

As reformas educacionais na atual conjuntura brasileira evidenciam que projetos e políticas públicas educacionais são impostos pelo empresariado nacional e internacional, em conluio com os governos da periferia do capitalismo, por meio de acordos com os organismos multilaterais. Desdobram-se então imposições e prescrições curriculares debatidas, questionadas, interrogadas e disputadas por educadores e/ou pesquisadores dos diferentes níveis de ensino que, desde as bases, reivindicam seus legítimos direitos de debater, planejar e criar currículos. Partindo do pressuposto de que o conhecimento é a melhor estratégia para o enfrentamento das reformas educacionais, contextualizamos a origem e a lógica das imposições reformistas econômica e politicamente. As ações oportunistas de setores empresariais e do governo que, rapidamente, articularam atividades remotas na educação básica sem a consulta aos educadores na pandemia do Covid-19, é uma das estratégias para forjar o fortalecimento das reformas neoliberais na área educacional no país. Conclui-se que as experiências no âmbito da educação popular, histórica e espacialmente tecidas pelos movimentos sociais e grupos organizados, que resultam na elaboração dos currículos pelos coletivos que compõem a escola, constituem referências de extrema relevância no adensamento das lutas contra as reformas empresariais na educação, fortalecendo a autonomia e criatividade inerentes à docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Massumi Katuta, Universidade Federal do Paraná/Setor Litoral (UFPR/SL), Matinhos, Estado do Paraná, Brasil

Possui Licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1990, 1992), mestrado em Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental pela UNESP (1997) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Paraná-Setor Litoral. Tem experiência e publicações na área de Educação, com ênfase em formação de professores (inicial e continuada), educação do campo, ensino de Geografia e cartografia para escolares, atuando principalmente com os seguintes temas: epistemologia e ensino de geografia, cartografia para escolares, educação movimentos sociais, formação docente inicial e continuada, formação de educadores de comunidades tradicionais (faxinalenses, cipozeiros, quilombolas, pescadores de ilhas fluviais e maritimas, entre outros), educação do campo, linguagens e ensino da geografia, expressões culturais e modo de vida, mídia impressa e ensino de geografia. Atua na formação inicial e continuada de educadores de Geografia, da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Katuta, Ângela M. (2020). REFORMAS EDUCACIONAIS: RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS NA ATUAL CONJUNTURA BRASILEIRA. Caderno Prudentino De Geografia, 4(42), 14–44. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7901