NAQUELA MESA- (RE)CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS, TROCAS E TRETAS ENTRE UNIVERSITÁRIOS DE ORIGEM PERIFÉRICA

Autores

  • Rosemere Santos Maia

Resumo

Através do presente artigo, serão analisadas relações que, ao longo de dois anos e meio, foram estabelecidas em torno de uma mesa por alunos e tutora participantes de um projeto vinculado ao Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes/ Ministério da Educação/SESU. A Mesa, aqui, deixa de ser um objeto inerte e torna-se espaço de sociabilidade, sendo fundamental enquanto protagonista das trocas e “tretas” passadas ao seu redor.  Como ocorreria num grande banquete, parte-se do momento em que é feito o convite.  O perfil dos convidados é apresentado, assim como são mencionados, ao longo do texto, os ingredientes variados que fizeram parte do menu servido:  desde a convocação daqueles que lá estavam sentados, passando por questões relacionadas à origem de classe, condição periférica, gênero e sexualidade, xenofobia, dentre tantos outros temas. Para tal, são retomados fragmentos de narrativas produzidas pelos alunos e registros derivados de observações feitas pela tutora. Pretende-se, assim, evidenciar o poder exercido pela Mesa na constituição de práticas identitárias entre os “comensais”, na criação de redes de sociabilidade e na definição de territorialidades, ao mesmo tempo em ficam evidentes os conflitos ocorridos, que puseram à prova a capacidade do grupo de proposição/manutenção de projetos comuns.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Maia, R. S. (2020). NAQUELA MESA- (RE)CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS, TROCAS E TRETAS ENTRE UNIVERSITÁRIOS DE ORIGEM PERIFÉRICA. Caderno Prudentino De Geografia, 2(42), 190–214. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7889