A GEOGRAFIA DOS HOMICÍDIOS EM JATAÍ (GO): UMA ANÁLISE ESPAÇO URBANO ENTRE 2013 E 2017.
Palavras-chave:
Geografia, Homicídios, Espaço Urbano, Jataí (GO).Resumo
Santos (2012), ao tratar da violência urbana ressalta que essa, ao longo dos anos, se tornou mais intensa nas cidades interioranas, afetando assim, o contexto dessas e a vida de seus cidadãos. Dentre os mais variados tipos de violência, o IPEA (2016) atestou que o índice de homicídios no contexto nacional tem assumido grandes proporções, se tornando assunto a ser tratado na área da Saúde Pública, da Geografia, Direito, entre outros. Considerando o papel da Geografia frente a estudos nesta área, objetivou-se identificar os bairros de Jataí com as maiores concentrações de homicídios entre 2013 e 2017, tendo como foco entender os fatores preponderantes a essa concentração. Verificou-se que entre 2013 e 2017 ocorreu um decréscimo de aproximadamente 50% dos homicídios no espaço urbano de Jataí, e que estes se concentravam em cinco bairros da cidade, a saber: Centro, Setor Jacutinga, Setor Dom Abel, Setor Epaminondas e Vila Sofia. Dentre os aspectos que tem relação com essa concentração podemos citar a presença de bares e pontos de tráfico de drogas na região, os quais são responsáveis pela ocorrência do número acentuado de homicídios nestas localidades. Posto isso, torna-se imprescindível o desenvolvimento de projetos intersetoriais que se pautem em investimentos em educação, cultura, esporte, lazer, entre outros, a fim de mudar essa realidade e mitigar os impactos dessa problemática sobre a sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.