A GEOGRAFIA DOS HOMICÍDIOS EM JATAÍ (GO): UMA ANÁLISE ESPAÇO URBANO ENTRE 2013 E 2017.

Autores

Palavras-chave:

Geografia, Homicídios, Espaço Urbano, Jataí (GO).

Resumo

Santos (2012), ao tratar da violência urbana ressalta que essa, ao longo dos anos, se tornou mais intensa nas cidades interioranas, afetando assim, o contexto dessas e a vida de seus cidadãos. Dentre os mais variados tipos de violência, o IPEA (2016) atestou que o índice de homicídios no contexto nacional tem assumido grandes proporções, se tornando assunto a ser tratado na área da Saúde Pública, da Geografia, Direito, entre outros. Considerando o papel da Geografia frente a estudos nesta área, objetivou-se identificar os bairros de Jataí com as maiores concentrações de homicídios entre 2013 e 2017, tendo como foco entender os fatores preponderantes a essa concentração. Verificou-se que entre 2013 e 2017 ocorreu um decréscimo de aproximadamente 50% dos homicídios no espaço urbano de Jataí, e que estes se concentravam em cinco bairros da cidade, a saber: Centro, Setor Jacutinga, Setor Dom Abel, Setor Epaminondas e Vila Sofia. Dentre os aspectos que tem relação com essa concentração podemos citar a presença de bares e pontos de tráfico de drogas na região, os quais são responsáveis pela ocorrência do número acentuado de homicídios nestas localidades. Posto isso, torna-se imprescindível o desenvolvimento de projetos intersetoriais que se pautem em investimentos em educação, cultura, esporte, lazer, entre outros, a fim de mudar essa realidade e mitigar os impactos dessa problemática sobre a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalli Adriane Rodrigues Souza, UFG- Regional Jataí

Com formação na área de Geografia pela UFG- Regional jataí, Mestrado pelo Programa de pós Graduação da UFG- Regional Jataí, graduação em Pedagogia pela Faculdade FAFIBE e especialização em Educação inclusiva pela Faculdade São Luís, atualmente atua como docente da rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Rodrigues Souza, N. A., & Rodrigues, M. J. (2021). A GEOGRAFIA DOS HOMICÍDIOS EM JATAÍ (GO): UMA ANÁLISE ESPAÇO URBANO ENTRE 2013 E 2017. Caderno Prudentino De Geografia, 3(43), 129–145. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7827

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles