O CAMPO BRASILEIRO E A DESTITUIÇÃO DE DIREITOS: IMPASSE DOS TRABALHADORES E MOVIMENTOS DE LUTA PELA TERRA/TERRITÓRIO FRENTE AO ULTRALIBERALISMO
Palavras-chave:
Ultraliberalismo, Estado, território, destituição de direitos, resistências.Resumo
O objetivo do presente trabalho é apontar questões que consideramos relevantes para a compreensão do contexto atual, frente ao conjunto de ataques aos direitos dos trabalhadores e povos da terra e pontuar algumas reflexões sobre seus impasses e desafios. Três momentos analíticos estruturam esse texto. Primeiramente apresentamos uma breve consideração sobre a conjuntura político-econômica, que consideramos relevante para uma contextualização das mudanças em curso; num segundo momento pontuamos sobre algumas particularidades do processo de formação socioespacial brasileiro e de como essas questões se rebatem na questão agrária e, por fim, levantarmos algumas questões para pensarmos os desafios e impasses para os trabalhadores e movimentos sociais de luta pela terra/território. A análise é empreendida a partir da teoria da acumulação de Marx, em articulação à análise geográfica, de onde se depreende os desdobramentos da crise estrutural do capital para os trabalhadores e povos da terra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.