O PAPEL DA INTERNET NAS JORNADAS DE JUNHO DE 2013 NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

Palavras-chave:

Google Trends, Manifestação, Movimento Passe Livre, Protestos, Usuários paranaenses.

Resumo

Diversos protestos ao longo do mundo ocorreram neste século graças ao potencial de abrangência da internet. No Brasil, como em muitas partes do globo, a internet possibilitou a articulação entre os movimentos sociais e a sociedade, o que gerou manifestações nunca antes vistas na história recente do país. Com a internet, as Jornadas de Junho de 2013 se tornou um momento histórico de grande importância no Brasil, no qual as pessoas puderam protestar e se informar num tempo muito curto sobre o que acontecia nos protestos. A partir disso, o presente estudo aborda o papel da internet nas Jornadas de Junho no Estado do Paraná, utilizando-se como metodologia, a catalogação de dados referentes as Jornadas obtidos no Google Trends. Verificou-se como o buscador Google serviu de ferramenta de informação pelos usuários paranaenses. Como resultados, foram mapeados os protestos físicos no Paraná, verificando como o engajamento na internet reverberou nas ruas das cidades paranaenses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Henrique Navarro Hashimoto

Licenciado e Bacharel em Geografia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e Mestre em Geografia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp; Professora Adjunto no Departamento de Ge-ociências, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Hashimoto, F. H. N., & Moura, J. D. P. (2020). O PAPEL DA INTERNET NAS JORNADAS DE JUNHO DE 2013 NO ESTADO DO PARANÁ. Caderno Prudentino De Geografia, 4(42), 83–110. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7771