OLHARES NEGROS SOBRE O TERRITÓRIO NO COMBATE ÀS MÚLTIPLAS OPRESSÕES

Autores

Palavras-chave:

Formas de resistências negras, Movimento negro como sujeito, Propostas antirracistas, Afroartes, Museu Afro-Periférico.

Resumo

Os olhares negros sobre o território é que  iniciam os processos afrocêntricos na constituição de uma identidade negra menos esfacelada. Nascem em lugares, quase sempre, apertados, entre as faltas históricas e formas de espoliação atualizadas, seja urbana , seja rural. A luta contra todos os tipos de opressões marca o Movimento Negro como Sujeito, porque é preciso sobreviver e fazer do poder necrofílico do racismo propostas antirracistas. Estas propostas, para vingarem, precisam nascer e viver, permeadas de arte plástica, música, poesia, dança e corpos negros, que empoderados no espaço, plenos nos coletivos, lutem para vencer a morte de todos os dias. É um trecho destas lutas, com base em outros olhares negros, que esta dupla de olhos, que enxerga com poderes bombagirados, portanto, coletivo,  que trata este ensaio. Assim nasceu o Museu Afro-Periférico.

 Palavras-chave: Formas de resistências negras; Movimento negro como sujeito; Propostas antirracistas; Afroartes; Museu Afro-Periférico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivonete Aparecida Alves, UNICAMP - Universidade Estadual Paulista

Educação. Psicologia da Educação

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Alves, I. A. (2020). OLHARES NEGROS SOBRE O TERRITÓRIO NO COMBATE ÀS MÚLTIPLAS OPRESSÕES. Caderno Prudentino De Geografia, 4(42), 152–178. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7756