CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA E HIDROLÓGICA DO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO CARMO – RN/BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Geotecnologias aplicadas, Uso e cobertura da terra, Gestão de recursos hídricos

Resumo

O rio do Carmo, principal afluente da bacia do rio Apodi-Mossoró, tem seu alto curso localizado numa área de pluviometria irregular, o que limita o desenvolvimento de atividades econômicas dependentes de recursos hídricos. Este trabalho se propõe a realizar a caracterização hidroclimática, morfométrica e de uso e cobertura da terra no alto curso desta bacia. Para sua execução foi realizada a delimitação do setor correspondente ao alto curso da bacia e de uma secção do canal do rio principal com base em dados do STRM, reamostrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e do sensor OLI (Landsat 8), além da realização do georrefenciamento em campo. Dados fluviométicos foram obtidos através da plataforma Hidroweb 2.0, da Agência Nacional de Águas (ANA). A relação entre a pluviosidade média (730 mm/ano) e a evaporação potencial (1.759,2 mm/ano) demostraram que a bacia possui um índice de aridez de 41,7, apesar disso, há, em conformidade com o balanço hídrico climático, um volume de 106,5 x 106 m3 por ano, que é potencialmente armazenado na bacia. Devido às condições pedológicas e geológicas pouco favoráveis à infiltração e ao armazenamento da água em subsuperfície, o principal meio de estocagem da água é a açudagem. Todavia, a falta de cuidados com a preservação das matas ciliares pode levar a redução da vazão nos cursos de água locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe da Silva Peixoto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2012), mestrado em Geologia pela UFC (2016) e doutorado em Geologia pela UFC (2019). Atualmente é professor do departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UERN. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geoprocessamento e Hidrogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos hídricos no semiárido, águas urbanas, geoprocessamento aplicado aos recursos hídricos e a qualidade sanitária.

Gutemberg Henrique Dias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia e mestrado em Ciência Naturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor assistente do Departamento de Geografia, na UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Diretor Executivo da empresa Projetos Geológicos Ltda, ex-Conselheiro do Conselho Curador da FNQ e Presidente da Associação Redepetro-RN. Tem experiência na área de Gestão de Empresas e Geociências, com ênfase em geologia e geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, geologia, geoprocessamento, geomorfologia e geografia da saúde.

Robson Fernandes Filgueira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA (1987), mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN (1998) e doutorando em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde desenvolve projeto de tese sobre os manguezais do estuário do rio Apodi-Mossoró. É professor do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, lecionando disciplinas da área de Geografia Física, particularmente Geomorfologia, Biogeografia, Geologia e Climatologia. Trabalha com as temáticas manguezais, estuários, ambientes litorâneos, geomorfologia do Nordeste, análise da paisagem, educação ambiental e epistemologia e ensino de geografia física. Tem experiência em Agronomia, especialmente na elaboração e acompanhamento de projetos agropecuários e na extensão rural. Atualmente integra os grupos de pesquisa Educação Geográfica e Território, Campo e Cidade (ambos do Departamento de Geografia/UERN) e coordena dois PIBICs (CNPq/UERN): um sobre a Serra do Lima (Patu-RN) e outro sobre o Parque Nacional da Furna Feia (Mossoró/Baraúna-RN).

Jerônico Dantas

Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) , atualmente é acadêmico da licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Peixoto, F. da S., Dias, G. H., Filgueira, R. F., & Dantas, J. (2021). CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA E HIDROLÓGICA DO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO CARMO – RN/BRASIL. Caderno Prudentino De Geografia, 2(43), 138–158. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7693

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles