MAPEAMENTO DE FRAGILIDADES AMBIENTAIS DA FENDA DA FREIRA, PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS (PARANÁ): FERRAMENTA PARA GESTÃO DO USO PÚBLICO DE CAVIDADE NATURAL SUBTERRÂNEA

Autores

  • Henrique Simão Pontes Professor Colaborador do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); membro efetivo do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE)
  • Laís Luana Massuqueto Membro efetiva do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE)
  • Nair Fernanda Mochiutti Burigo Membro efetiva do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE)
  • Gilson Burigo Guimarães Professor Efetivo do Departamento de Geociências e do Programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); membro efetivo do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE)
  • Jasmine Moreira Cardozo Professora Efetiva do Departamento de Turismo e do Programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); membro colaboradora do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE)

Palavras-chave:

espeleoturismo, gestão em áreas naturais, caverna arenítica, conservação da natureza, Ponta Grossa.

Resumo

A Fenda da Freira é uma cavidade natural subterrânea situada no polígono sul do Parque Nacional dos Campos Gerais, no município de Ponta Grossa (Paraná), a pouco mais de 500 metros a sudeste da furna do Buraco do Padre. O aumento significativo no número de visitantes no local, sem nenhuma forma de controle, principalmente após o ano de 2018, gerou impactos negativos à cavidade e aos seus componentes bióticos e abióticos. A elaboração de um Plano de Uso Público para a referida fenda incluiu a definição de parâmetros críticos para se identificar a fragilidade do ambiente da cavidade e como sua distribuição estabelece zonas homólogas, que organizadas em mapas temáticos podem orientar as estratégias de gestão do turismo. Os resultados mostram que através deste procedimento foi possível reconhecer áreas da cavidade que apresentam elementos com elevada sensibilidade à visitação, principalmente as feições geológicas (sobretudo os espeleotemas) e fauna de invertebrados. Conclui-se que o mapeamento de fragilidades se trata de um método eficiente para subsidiar a gestão do uso público na Fenda da Freira, podendo ser aplicado para outros ambientes naturais similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Pontes, H. S., Massuqueto, L. L., Burigo, N. F. M., Guimarães, G. B., & Cardozo, J. M. (2021). MAPEAMENTO DE FRAGILIDADES AMBIENTAIS DA FENDA DA FREIRA, PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS (PARANÁ): FERRAMENTA PARA GESTÃO DO USO PÚBLICO DE CAVIDADE NATURAL SUBTERRÂNEA. Caderno Prudentino De Geografia, 3(43), 146–177. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7643

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles