EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE INTERVENÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PONTAL DO PARANAPANEMA (SP) PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Diógenes Rabello Universidade Estadual Paulista, UNESP, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3760-5527
  • Maria Aparecida Martins dos Santos Universidade Estadual Paulista, UNESP, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2932-5303
  • Marisa de Fátima da Luz Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Pontal do Paranapanema, São Paulo, Brasil.
  • Ian Damaceno Centro de Documentação, Memória e Hemeroteca Sindical "Florestan Fernandes" (CEMOSi), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Palavras-chave:

educação do campo, movimentos sociais, práxis, Pontal do Paranapanema

Resumo

Este texto como objetivo construir um debate sobre a educação do campo partindo de três experiências concretas desenvolvidas no Pontal do Paranapanema (SP), sendo dois cursos de formação de professores(as) na modalidade especialização em geografia e um projeto de intervenção didático pedagógica em escolas do campo da região. Sendo construindo em várias mãos, por pessoas que acompanharam e participaram do processo de formação destas três experiencias, ressaltamos que a metodologia utilizada para a construção das análises realizadas é qualitativa, se caracterizando pelo exercício participativo. Como conclusão sugerimos a continuidade dos processos formativos nas escolas do campo e, de forma mais ampla, o fortalecimento das parcerias entre movimentos sociais e universidades para a projeção de ações em educação do campo, pois este tema se constitui como um espaço necessário e eficaz frente à ofensiva do modelo de educação conservador.

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Biografia do Autor

Diógenes Rabello, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, Brasil

Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia FCT/UNESP. Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia FCT/UNESP. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT). Membro de Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde (Coletivo CETAS de Pesquisadores). Membro do Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical "Florestan Fernandes; (CEMOSI). Membro do Observatório do Trabalho Istivan Meszaros (OTIM).

Maria Aparecida Martins dos Santos, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, Brasil

Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia FCT/UNESP. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT). Membro de Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde (Coletivo CETAS de Pesquisadores). Membro do Núcleo de Estudos em Agroecologia do Pontal do Paranapanema (NEAPO).

Marisa de Fátima da Luz, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Pontal do Paranapanema, São Paulo, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Educação do Campo, Educação e Agroecologia, Formação de Professores. Possui especialização em Residência Agrária com enfase em Educação do Campo e Agroecologia pela Universidade de São Paulo. Membro do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Contribuiu na coordenadora pedagógica do Curso Especial de Graduação em Geografia (CEGeo), convênio: INCRA-PRONERA/ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES/UNESP. Membro da coordenação do curso de Pedagogia da Terra , Convênio INCRA-PRONERA / UFSCar . Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia do Pontal (NEAPO).

Ian Damaceno, Centro de Documentação, Memória e Hemeroteca Sindical "Florestan Fernandes" (CEMOSi), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Graduado em Arquivologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Júlio de Mesquita Filho, campus de Marília. Arquivista do CEMOSi (Centro de Memoria, Documentação e Hemeroteca Sindical "Florestan Fernandes"), vinculado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, campus de Presidente Prudente, atuando na coordenação de atividades técnicas e administrativas; organização e assessoria em atividades de pesquisa e extensão; coordenação de estagiários e estagiárias; elaboração e publicação de instrumentos de pesquisa; atendimento à pesquisadores e pesquisadoras; captação de recursos externos. Membro do CEGeT(Centro de Estudos de Geografia do Trabalho); do CETAS (Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde); do NEAPO (Núcleo de Estudos em Agroecologia do Pontal) e do Projeto Cestas Agroecológicas Raízes do Pontal, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Torcedor do Santos F.C; natural de Leme/SP

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Publicado

2021-05-24

Como Citar

Rabello, D., Santos, M. A. M. dos, Luz, M. de F. da, & Damaceno, I. (2021). EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE INTERVENÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PONTAL DO PARANAPANEMA (SP) PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Caderno Prudentino De Geografia, 2(43), 53–74. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7538

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles