AS DIFERENTES PERCEPÇÕES DA ÁGUA NO SABER AMBIENTAL LOCAL: ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO SANTA HELENA – SÃO CARLOS/SP

Autores

Palavras-chave:

Recurso ambiental, Água, Percepção, Relação humana com a água

Resumo

Esse artigo buscou descrever e analisar as relações entre os assentados do Assentamento Santa Helena, em São Carlos/SP com o recurso ambiental água. Apresenta-se duas etapas metodológicas, a primeira, um levantamento bibliográfico sobre os assuntos essenciais dessa temática e a segunda baseada na pesquisa qualitativa e no estudo de caso, desenvolvido com os assentados do Assentamento Santa Helena, por meio de entrevistas semiestruturadas. A partir disso, extraiu-se as relações centrais do elemento água presente nas falas dos assentados e utilizou-se como análise de dados uma parte da teoria do estruturalismo de Lévi-Strauss, os pares binários, uma concepção de oposição e correlação, fornecendo os principais pontos dessa relação. Foram identificadas quatro relações centrais dos assentados com a água, que refletem sobre os principais aspectos que fazem parte da vida desses moradores, identificando necessidades, conhecimentos, desejos e angústias, o saber ambiental local é aqui essencial na manutenção e melhoria na vida dessas pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Otávio Cassimiro

Possui graduação em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (2014) e mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Trabalha na linha de pesquisa de Ambiente e Sociedade, voltada à percepção ambiental, recursos ambientais, desenvolvimento rural e sociologia ambiental. Experiência nas áreas de resíduos sólidos, educação e educação ambiental.

Vinicius Perez Dictoro

Mestre em Ciências Ambientais pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, formado no curso de graduação Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental na UFSCar. Membro da rede WATERLAT-GOBACIT, rede inter e transdisciplinar de ensino, pesquisa e intervenção nos campos da política e da gestão da água. Participa do grupo de Pesquisa SUSTENTA (sustentabilidade e gestão ambiental), da instituição UFSCar, e desenvolve pesquisa nas linhas: Sustentabilidade; Educação e Comunicação Ambiental; Sociedade e Ambiente; Percepção Ambiental; e Gestão da Água

Juliano Costa Gonçalves

Possui graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência nas área de Sociologia Ambiental e Economia do Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Cassimiro, M. O., Dictoro, V. P., & Gonçalves, J. C. (2022). AS DIFERENTES PERCEPÇÕES DA ÁGUA NO SABER AMBIENTAL LOCAL: ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO SANTA HELENA – SÃO CARLOS/SP. Caderno Prudentino De Geografia, 1(44), 138–161. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7530

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles