EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA

Autores

  • Silvia Fernanda Cantóia
  • Antonio Cezar Leal

Palavras-chave:

educação ambiental, coleta seletiva, resíduos, mobilização, cooperativa

Resumo

O referente trabalho surge de uma pesquisa de mestrado na qual se objetivou avaliar os resultados do projeto de políticas públicas “Educação Ambiental e gerenciamento integrado dos resíduos sólidos em Presidente Prudente-SP: desenvolvimento de metodologias para coleta seletiva, beneficiamento do lixo e organização do trabalho”, que teve início em 2001 e término em 2005, realizado em parceria pela FCT/Unesp, Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, Companhia Prudentina de Desenvolvimento e outras instituições públicas e privadas, com apoio da FAPESP. Constatou-se que a prática em Educação Ambiental em projetos de coleta seletiva que contou com o apoio de toda comunidade até a formação de uma cooperativa de ex-trabalhadores do lixão de Presidente Prudente foi essencial para todas as fases de implantação do projeto. O ato de repensar o modo de vida e a forma de consumo são indícios que trás a tona argumentos colocados em discussão a partir de necessidades decorrentes do mau uso dos recursos naturais. Conclui-se que, a educação aliada a práticas que mobilizem a população tornam trabalhos como os de coleta seletiva que conta com o trabalho de ex-catadores de lixão é de grande importância. A Educação Ambiental se faz presente em todas as fases, ou seja, conscientização, organização e mobilização para que toda a comunidade envolvida participe de forma ativa e dinâmica.

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Publicado

2020-03-16

Como Citar

Cantóia, S. F., & Leal, A. C. (2020). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA. Caderno Prudentino De Geografia, 1(31), 148–162. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7445

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles