EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA
Palavras-chave:
educação ambiental, coleta seletiva, resíduos, mobilização, cooperativaResumo
O referente trabalho surge de uma pesquisa de mestrado na qual se objetivou avaliar os resultados do projeto de políticas públicas “Educação Ambiental e gerenciamento integrado dos resíduos sólidos em Presidente Prudente-SP: desenvolvimento de metodologias para coleta seletiva, beneficiamento do lixo e organização do trabalho”, que teve início em 2001 e término em 2005, realizado em parceria pela FCT/Unesp, Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, Companhia Prudentina de Desenvolvimento e outras instituições públicas e privadas, com apoio da FAPESP. Constatou-se que a prática em Educação Ambiental em projetos de coleta seletiva que contou com o apoio de toda comunidade até a formação de uma cooperativa de ex-trabalhadores do lixão de Presidente Prudente foi essencial para todas as fases de implantação do projeto. O ato de repensar o modo de vida e a forma de consumo são indícios que trás a tona argumentos colocados em discussão a partir de necessidades decorrentes do mau uso dos recursos naturais. Conclui-se que, a educação aliada a práticas que mobilizem a população tornam trabalhos como os de coleta seletiva que conta com o trabalho de ex-catadores de lixão é de grande importância. A Educação Ambiental se faz presente em todas as fases, ou seja, conscientização, organização e mobilização para que toda a comunidade envolvida participe de forma ativa e dinâmica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.