OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA MODERNA GEOGRAFIA FÍSICA

Autores

  • Alexander A. Grigoriev

Resumo

Artigo publicado no Caderno Prudentino de Geografia nº15, de 1993. Traduzido do inglês por João Lima Sant’Anna Neto, Professor do Departamento de Geografia – FCT/UNESP. 

O estrato geográfico da Terra compreende a crosta, a baixa atmosfera (troposfera e parte da estratosfera), hidrosfera, regolito (manto do solo), cobertura vegetal e reino animal. É uma das camadas básicas da Terra que difere daquelas que se situam abaixo e acima da superfície e na qual se incluem matérias nos três estados agregados. Seu processamento advém de fontes energéticas cósmicas e terrestres (nas outras camadas o processamento é produzido, principalmente, por uma ou por outra); é o único estrato que sustenta a vida, habitat da sociedade humana. Os anos recentes têm sido marcados pela penetração do homem nos limites superiores do estrato geográfico, rumo ao espaço exterior. Atualmente, o homem cava poços profundos com o propósito de penetrar nos limites interiores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-05

Como Citar

Grigoriev, A. A. (2020). OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA MODERNA GEOGRAFIA FÍSICA. Caderno Prudentino De Geografia, 1(27), 95–106. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7379

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles