POLÍTICAS PÚBLICAS E INSTRUMENTOS DE GESTÃO HÍDRICA E AMBIENTAL PARA O RESTABELECIMENTO DE RIOS URBANOS NO BRASIL

Autores

  • Andreza Tacyana Felix Carvalho Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN-CAPF) e membro do Núcleo de Estudos Geoambientais e Cartográficos (Negecart) e do Grupo de Pesquisa Espaço, Ensino e Ciências Humanas (GEPEECH). http://orcid.org/0000-0002-6642-3802
  • Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral Professor Adjunto do curso de Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco (UPE) e Professor da Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Renata Laranjeiras Gouveia Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema/PE pela UFPE.
  • Vanice Santiago Fragoso Selva Professora Adjunta do Departamento de Ciências Geográficas e da Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema/PE da Universidade Federal de Pernambuco.

Palavras-chave:

estão ambiental, gestão de recursos hídricos, curso d’água em área urbana, governança

Resumo

Apesar de ser um tema em destaque perante os discursos ambientais, projetos para o restabelecimento de rios em áreas urbanas ainda apresenta-se de forma incipiente e pouco difundida no campo das práticas das políticas públicas no Brasil. Além disso, essas intervenções destinadas ao melhoramento da qualidade fluvial devem ser desenvolvidas e integradas com a dinâmica socioambiental da bacia hidrográfica tendo como suporte legal, instrumentos políticos e jurídicos apropriados da problemática em prol da eficácia dessas ações. Desse modo, este artigo através de revisão bibliográfica e documental, analisa dificuldades, limitações e situações facilitadoras dentro desse recorte, que possam atuar em prol do desenvolvimento de políticas públicas e da governança para o restabelecimento desses rios no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Tacyana Felix Carvalho, Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Pau dos Ferros (UERN-CAPF) e membro do Núcleo de Estudos Geoambientais e Cartográficos (Negecart) e do Grupo de Pesquisa Espaço, Ensino e Ciências Humanas (GEPEECH).

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008), Mestre (2013) e Doutora (2018) em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos e Tecnologia Ambiental pela UFPE.

Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral, Professor Adjunto do curso de Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco (UPE) e Professor da Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Adjunto do curso de Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco (UPE) e Professor da Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Renata Laranjeiras Gouveia, Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema/PE pela UFPE.

Bacharel em Ciências Biológicas e Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Frassinetti do Recife; Mestra em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema/PE

Vanice Santiago Fragoso Selva, Professora Adjunta do Departamento de Ciências Geográficas e da Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema/PE da Universidade Federal de Pernambuco.

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Geográficas e da Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema/PE da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Carvalho, A. T. F., Cabral, J. J. da S. P., Gouveia, R. L., & Selva, V. S. F. (2020). POLÍTICAS PÚBLICAS E INSTRUMENTOS DE GESTÃO HÍDRICA E AMBIENTAL PARA O RESTABELECIMENTO DE RIOS URBANOS NO BRASIL. Caderno Prudentino De Geografia, 3(42), 145–166. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7196

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles