A PRODUÇÃO ARTESANAL DE BISCOITOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA- BAHIA

Autores

  • Vilomar Sandes Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Sônia de Souza Mendonça Menezes Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a produção de biscoitos no município de Vitória da Conquista – BA, levando em conta sua importância histórica e cultural. As atividades produtivas localizadas, com peculiaridades e tradições, têm sido valorizadas como patrimônio cultural do seu território de origem, além de ser um gerador de trabalho e renda. Após a revisão teórica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto aos moradores que tenham ou tiveram alguma ligação com a produção de biscoitos; seguindo com a sistematização de dados e análise sobre as informações obtidas. O trabalho de campo teve fundamental importância para entender a logística da cadeia produtiva do biscoito. Esse estudo amplia a discussão sobre produtos territorializados, valorizando sua trajetória, o saber fazer, seus significados e aspectos culturais.  O alcance do biscoito em escala regional e até nacional tem proporcionado o crescimento e a ressignificação da produção, que gradativamente se amplia para atividades semi industriais, sem comprometer a produção nos moldes artesanais.  E é neste particular que o biscoito assume uma posição de importância para a economia local, por ser diferente, singular, atrativo, tradicional e contribuir na geração de emprego e renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilomar Sandes Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós Doutor em Geografia na Universidade Federal de Sergipe (UFS)(2019). Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2006), Especialista em Espaço e territorialidade: o Espaço Baiano (1998) e Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1995). Foi professor assistente da Universidade do Estado da Bahia - Campus de Caetité - Bahia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e Professor do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO/UESB). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Regional, Agrária e Ensino de Geografia. É membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço - NUAMSE/CNPQ.

Sônia de Souza Mendonça Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Doutorado, Mestrado e Licenciatura em Geografia ? UFS. Atualmente realiza Estágio Pós-doutoral na Universidade Federal de Goiás, vinculada ao Laboter. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Geografia no biênio 2017-2019. Coordenou os Programas PIBID no período de 2015-2018 e Residência Pedagógica 2018-2019. Participa como membro do Conselho Editorial da Revista Geonordeste. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alimentos e Manifestações Tradicionais-GRUPAM/UFS/CNPq. Coordena pesquisas relacionadas aos estudos sobre a produção, circulação e consumo de alimentos, SIAL-Sistema Agroalimentar Localizados; Soberania Alimentar; Geografia cultural e Ensino da geografia. Atualmente coordena o Projeto PROMOB: Análise das novas territorialidades no espaço rural nos estados de Sergipe, Minas Gerais e Goiás financiado pelo Edital CAPES/FAPITEC N° 10/2016 - PROMOB.

Downloads

Publicado

2020-03-13

Como Citar

Sampaio, V. S., & Menezes, S. de S. M. (2020). A PRODUÇÃO ARTESANAL DE BISCOITOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA- BAHIA. Caderno Prudentino De Geografia, 1(42), 79–97. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/7134

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles