LUGAR TURÍSTICO E A RELAÇÃO COM AS REDES GEOGRÁFICAS E A MOBILIDADE
Palavras-chave:
Turismo, Lugar, Mobilidade, Redes.Resumo
As redes geográficas, compreendidas entre os fixos e fluxos, são de grande importância para a compreensão de temas inerentes a ciência geográfica. Na complexa estrutura urbana e rural, e, sobre as estruturas fixas atuam os fluxos, nessa perspectiva o entendimento de fixos e fluxos se torna essencial para compreender as ações turísticas realizadas nos lugares. A concepção de lugar enquanto conceito geográfico pode ser entendido a partir das relações que são estabelecidas entre pessoas e objetos proporcionado pelo movimento. Lugares turísticos são também lugares geográficos, pois, o turismo é uma forma de promover relações entre diferentes grupos de pessoas. O objetivo deste trabalho é compreender os lugares turísticos como espaços concretos relacionando-os ao conceito de redes geográficas e mobilidade turística. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfica, proveniente de um debate a respeito dos lugares turísticos. Pode-se compreender, a partir de então, que o turismo é a relação dos atores com objetos materiais e imateriais e que agregam unicidade ao lugar, característica que dá ao lugar a concretização de turístico. O estudo da mobilidade atrelada aos lugares turísticos traz diversos apontamentos úteis no entendimento das relações no espaço geográfico e o turismo enquanto atividade econômica produz e consome o espaço geográfico, pela comunicação entre pessoas e objetos de diferentes lugares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.