POLÍTICAS PÚBLICAS E SUSTENTABILIDADE: DIÁLOGOS COM ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Juventude, Violência.Resumo
A noção de sustentabilidade deve dialogar de maneira muito especial com as políticas voltadas para crianças e adolescentes. Neste sentido, este trabalho objetivou contribuir com o debate em torno dos problemas relacionados à juventude e à violência no Brasil, na tentativa de superar o discurso superficial que aponta para “soluções” exclusivamente punitivas. De natureza qualitativa, o trabalho fez uso de uma pesquisa bibliográfica e da análise documental para, na sequência, dialogar com adolescentes atendidos em um Centro de Internação Provisória, na cidade de Juazeiro do Norte (CE). Os resultados revelaram um processo de construção identitária marcado pela exclusão/inclusão social perversa, uma adultização precoce, bem como o consumismo como um estilo de vida. O que reforça a necessidade de políticas públicas específicas em busca da sustentabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.