ESPAÇOS DISTORCIDOS: FEMINISMOS, TEORIAS QUEER E GEOGRAFIAS

Autores

Palavras-chave:

geografias feministas, geografias queer, geografias pós-estruturais.

Resumo

Esse artigo propõe uma síntese da literatura feminista e em especial da literatura queerdas últimas décadas e sua relação com o conhecimento geográfico. Para isso, parte-se argumentando que as noções operantes nos conceitos espaciais são enviesadas por tradições de pensamentos binárias e masculinas. Oferece os conceitos-chave de embodiment, performatividade e devir como ferramentas para politizar e descontruir noções dominantes na pesquisa geográfica, bem como exemplos de autoras e autores que os vem desenvolvendo. Também, apresenta como conceitos de escala, limite nação vêm sendo problematizados por essa literatura e seu potencial para novas investigações. Finalmente, defende uma agenda de investigação que faça uso dessa literatura com objetivo de desestabilizar epistemologias totalitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Augusto Ferrari Martinez, Universidade Federal de Pelotas

Licenciado e Mestre em Geografia (UFRGS), Doutor (c) em Educaçao (Pontifícia Universidad Católica de Chile) e Professor Assistente (Departamento de Geografia/Universidade Federal de Pelotas)

Downloads

Publicado

2018-12-04

Como Citar

Martinez, C. A. F. (2018). ESPAÇOS DISTORCIDOS: FEMINISMOS, TEORIAS QUEER E GEOGRAFIAS. Caderno Prudentino De Geografia, 1(40), 52–67. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/5714

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles