Cartografia, Geoprocessamento e Ensino de Geografia: Para Executar a Crítica

Autores

  • Túlio Barbosa Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Palavras-chave:

técnicas e tecnologias da informação, imagem, geografia, ensino e poder

Resumo

Desenvolvemos o presente trabalho focado no desafio em refletirmos a Cartografia e o Geoprocessamento para além da técnica/tecnologia por meio de questões geográficas, políticas e culturais, deste modo, objetivamos ampliar a discussão ao focarmos as tecnologias e as técnicas da informação como metodologias capazes de persuadirem a interpretação da realidade por meio da delimitação espacial vinculada a produção de imagens.  Refletimos sobre a condição da produção das informações e como as mesmas podem ser utilizadas consorciadas por interesses vinculados aos países exploradores ou imperialistas e as multinacionais com sede nesses países, ao mesmo tempo em que os próprios países explorados têm no poder uma elite que organiza o território para seus próprios interesses. Frisamos o papel importante do ensino de Geografia para efetivarmos a formação de sujeitos críticos capazes de questionarem para além das imagens e das técnicas/tecnologias da informação por meio de análises espaciais comprometidas com a totalidade e realidade sem abdicar de dados que confirmem os processos exploratórios e definhadores da espacialidade e da sociedade brasileira.

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

Barbosa, T. (2017). Cartografia, Geoprocessamento e Ensino de Geografia: Para Executar a Crítica. Caderno Prudentino De Geografia, 2(37), 56–68. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/4923

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles