Cartografia, Geoprocessamento e Ensino de Geografia: Para Executar a Crítica
Palavras-chave:
técnicas e tecnologias da informação, imagem, geografia, ensino e poderResumo
Desenvolvemos o presente trabalho focado no desafio em refletirmos a Cartografia e o Geoprocessamento para além da técnica/tecnologia por meio de questões geográficas, políticas e culturais, deste modo, objetivamos ampliar a discussão ao focarmos as tecnologias e as técnicas da informação como metodologias capazes de persuadirem a interpretação da realidade por meio da delimitação espacial vinculada a produção de imagens. Refletimos sobre a condição da produção das informações e como as mesmas podem ser utilizadas consorciadas por interesses vinculados aos países exploradores ou imperialistas e as multinacionais com sede nesses países, ao mesmo tempo em que os próprios países explorados têm no poder uma elite que organiza o território para seus próprios interesses. Frisamos o papel importante do ensino de Geografia para efetivarmos a formação de sujeitos críticos capazes de questionarem para além das imagens e das técnicas/tecnologias da informação por meio de análises espaciais comprometidas com a totalidade e realidade sem abdicar de dados que confirmem os processos exploratórios e definhadores da espacialidade e da sociedade brasileira.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.