APLICAÇÃO DE METODOLOGIA DE BAIXO CUSTO NA RECUPERAÇÃO DE EROSÃO EM ÁREA RURAL LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE – SP
Palavras-chave:
Erosão linear. Recuperação de áreas degradadas. Bioengenharia. Barreiras de bambus.Resumo
Os processos de modificações dos ambientes, como erosão e formação dos solos, ocorrem naturalmente. Contudo, as atividades que geram valores econômicos e sociais tendem a acelerar esses processos e, por vezes, exploram o recurso solo acima de sua resiliência, provocando degradação. Este trabalho teve como objetivo a recuperação de foco erosivo linear, do tipo ravina, em área rural localizada em Presidente Prudente - São Paulo, aplicando-se estruturas de bioengenharia constituídas de barreiras de bambus e sacarias de juta. Foi realizada a medição de deposição de sedimentos por meio de vergalhões instalados à montante e à jusante de cada barreira. Constatou-se que a deposição de sedimentos foi maior que a erosão em todos os pontos de controle, evidenciando a eficiência das barreiras na retenção de sedimentos. As barreiras também contribuíram para retenção de componentes orgânicos, como folhas e galhos que, ao se decomporem, aumentam a coesão entre as partículas do solo, contribuindo para formação de agregados, aumento de porosidade e diminuição do escoamento superficial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.