GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ANÁLISE DO ATUAL CENÁRIO NA CIDADE DE SERRA REDONDA/PB.

Autores

  • Suellen Silva Pereira UFCG
  • Guilherme Amisterdan Correia Lima UFCG
  • Rosires Catão Curi UFCG

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise crítica da gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos na cidade de Serra Redonda/PB, enfocando aspectos que contemplam desde a coleta até a sua disposição final. Como forma de atingir os objetivos delineados, realizou-se uma pesquisa de campo, entrevistas com atores sociais que atuam direta ou indiretamente com a gestão de resíduos na cidade, além do registro fotográfico. Observou-se que a cidade em estudo apresenta uma grande geração de resíduos per capita, sendo estes materiais dispostos de maneira inadequada em vazadouro a céu aberto, sem que exista qualquer seleção prévia dos materiais recicláveis, comprometendo os aspectos sociais, econômicos e ambientais que envolvem a adequada gestão dos resíduos. Dessa forma, pode-se dizer que a problemática em foco é negligenciada pelo governo municipal, uma vez que este não possui informações sistematizadas referentes ao gerenciamento dos resíduos sólidos, e que a situação presenciada em loco compromete diversos aspectos que afetam a qualidade de vida da população local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Silva Pereira, UFCG

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba.  Mestre em Desenvolvimento e Meio  Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba/Universidade Estadual da Paraíba. Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Aluna do Pós-Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Bolsista CNPq.

Guilherme Amisterdan Correia Lima, UFCG

Graduado em Geografia - uepb. Aluno da especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia. UFCG

Rosires Catão Curi, UFCG

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Systems Design  Engineering – University of Waterloo – Canadá. Professora da Universidade Federal  de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2018-10-05

Como Citar

Pereira, S. S., Lima, G. A. C., & Curi, R. C. (2018). GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ANÁLISE DO ATUAL CENÁRIO NA CIDADE DE SERRA REDONDA/PB. Caderno Prudentino De Geografia, 2(39), 87–117. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/4660

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles