FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES DA GESTÃO TERRITORIAL DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL IGAPÓ AÇU (AMAZONAS, BRASIL)

Autores

  • Marília Gabriela Gondim Rezende Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Therezinha de Jesus Pinto Fraxe Universidade Federal do Amazonas
  • Antonio Carlos Witkoski Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Território, Unidades de Conservação, Governança

Resumo

Este artigo descortina o processo de gestão territorial na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Igapó Açu, com vistas a elucidar os processos de tomada de decisão a partir da governança estabelecida. Para compreender essa gestão territorial, foi utilizada a Matriz FOFA, instrumento metodológico específico, que permitiu analisar as fortalezas, oportunidades, fraquezas, e ameaças da área de estudo. Além disso, foram aplicados formulários com os atores sociais envolvidos. Os dados foram sistematizados em forma de quadros e gráficos, representativos das informações coletadas. Pode-se inferir, após a análise dos dados, que a RDS Igapó Açu apresenta uma governança democrática, centrada na participação social dos diferentes atores envolvidos. A gestão territorial, modus operandi dessa governança, atua materializando a rede de articulação política, configurando e sendo configurada pela tessitura das relações de poder existentes. O desdobramento dessa governança democrática é o cumprimento das metas estipuladas no Plano de Gestão e a materialização da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Gabriela Gondim Rezende, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA), Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Atua principalmente nos seguintes temas: Governança, Gestão Ambiental, Gestão Territorial, e Mosaicos de Unidades de Conservação. Participa de projetos executados pelo Núcleo de Socioeconomia (NUSEC) em consonância com o Grupo de Pesquisa Sustentabilidade da Amazônia, na Universidade Federal do Amazonas. Desenvolve pesquisas na área de governança ambiental em comunidades rurais e em Unidades de Conservação.

Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1987), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Amazonas, coordenadora do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC/FCA/UFAM), diretora do Centro de Ciências do Ambiente. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, sustentabilidade, campesinato, sistemas agroflorestais e várzea amazônica.

Antonio Carlos Witkoski, Universidade Federal do Amazonas

Sociólogo, graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (1985), Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília UnB (1998) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará UFC (2002). Professor Associado I do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas UFAM, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia PPGS (professor permanente), do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia PPGSCA (professor permanente) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia PPG/CASA (professor colaborador). Orientou 19 dissertações de mestrado, cinco teses de doutorado, 36 Projetos de Iniciação Científica e 17 Monografias de Conclusão do Curso de Ciências Sociais. Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade, trabalho e ambiente e Membro do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC). Foi membro da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia PPGS e do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia PPGSCA. É atualmente Consultor ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É membro do Conselho Editorial da Contemporânea: Revista de Sociologia da UFSCAR, da Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA) e da SOMANLU: Revista de estudos amazônicos. Foi membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Sociologia no biênio 2007/2009. Desenvolveu pesquisa e extensão no interior do PIATAM Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria de Petróleo na Amazônia. Desenvolve pesquisa na área de Sociologia, Sociologia Rural e Sociologia Ambiental, investigando o seguinte universo temático: desenvolvimento sustentável, ecodesenvolvimento, etnoconhecimento, etnoconservação, processos de adaptabilidade à várzea amazônica, labor, trabalho, política, pesca na várzea amazônica, camponeses da várzea etc. Publicou Diversidade intelectual e cultural política: abordagem gramsciana da pedagogia petista (Annablume, 2010), Terras, florestas e águas de trabalho: os camponeses amazônicos e as formas de uso de seus recursos naturais (Annablume, 2010). Organizou Unidades de Conservação do Amazonas no Interflúvio Purus-Madeira: diversidade cultural e gestão social dos bens comuns (EDUA, 2015), Território e territorialidades na Amazônia: formas de sociabilidades e participação política (Valer, 2014), Amazônia: cultura material e imaterial I (Annablume, 2012), Amazônia: cultura material e imaterial II (Annablume, 2012), A cultura da juta e malva na Amazônia: sementes de uma nova racionalidade ambiental? (Annablume, 2010) e A pesca na Amazônica Central: ecologia, conhecimentos tradicionais e formas de manejo (EDUA, 2009).

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

Rezende, M. G. G., Fraxe, T. de J. P., & Witkoski, A. C. (2018). FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES DA GESTÃO TERRITORIAL DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL IGAPÓ AÇU (AMAZONAS, BRASIL). Caderno Prudentino De Geografia, 1(39), 34–57. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/4608

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles