REGIONALIZAÇÃO DAS CHUVAS ANUAIS NA BACIA DO PARDO, BRASIL
Palavras-chave:
Chuva, Bacia Hidrográfica, Rio Pardo, Dinâmica Atmosférica, Climatologia.Resumo
A área de estudo abrange toda a bacia hidrográfica do Pardo, inserida na porção nordeste do Estado de São Paulo e sul/sudeste de Minas Gerais, Brasil. Em específico, este estudo tem como objetivo analisar a distribuição temporal e espacial das chuvas, buscando regionalizar a distribuição pluviométrica na área, e atingir uma visão integrada do fenômeno pluvial e seus reflexos em outras esferas geográficas. A bacia foi, a princípio, delimitada em compartimentos naturais de maior homogeneidade do ponto de vista altimétrico, geomorfológico e hidrológico. Foi obtido o elenco de postos pluviométricos da área e respectivas medições. Tais dados foram analisados individualmente buscando selecionar uma série histórica possível de boa análise, ou seja, o melhor período que permita observar a dinâmica temporal das variáveis. A série escolhida compreende 28 anos de dados ininterruptos e 93 postos. Nela, foram analisados e interpolados os dados de chuva anual, para cada ano da série. Tais resultados permitiram observar e analisar detalhadamente a distribuição das chuvas nos compartimentos na bacia.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.