A INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO DOS RISCOS DE DESASTRES NATURAIS

Autores

  • Érico Soriano UfSCar
  • Wanda Aparecida Machado Hoffmann UfSCar

Palavras-chave:

Informação, Conhecimento, Comunicação dos Riscos, Desastres Naturais

Resumo

A comunicação dos riscos representa uma situação na qual a sociedade tem acesso a informação e, ao mesmo tempo, apresenta um envolvimento com a prevenção. Não se trata apenas da simples transmissão da informação e, sim, uma relação baseada na troca de percepções, valores e conhecimento de vários atores sociais (MANETTI, 2009). Porém, no caso brasileiro, o processo de comunicação oficial de riscos de desastres naturais não se configura numa comunicação, e sim um processo monológico, com base no modelo emissor, mensagem e receptor, através do qual o conhecimento dos peritos é transmitido para um receptor. Representa um sistema de fluxo informacional de um conhecimento específico, que atinge a chamada “ponta” do SINDPEC, que são os agentes locais. Este modelo representa a desconsideração do conhecimento tácito dos leigos, em relação ao conhecimento técnico-científico dos peritos em desastres naturais. Assim como a inacessibilidade do cidadão, que reside numa área de risco elevado de um desastre, em relação aos alertas em seu próprio município. Faz-se necessário a criação de linhas de comunicação entre a população e os peritos, através da valorização do conhecimento da população, assim como um trabalho mais efetivo de educação e transmissão de informação e de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érico Soriano, UfSCar

Possui graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2004), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2007), e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo EESC-USP(2012), com período de mobilidade na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Foi pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (NEPED/UFSCar) de 2008 a 2011, e trabalhou como Analista de Pesquisa em Desastres Naturais no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de janeiro de 2012 a janeiro de 2014. Atualmente é Pós-doutorando na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua especialmente em temas como vulnerabilidade a desastres naturais, percepção e comunicação dos riscos.

Wanda Aparecida Machado Hoffmann, UfSCar

Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao Departamento de Ciência da Informação. Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar. Pesquisadora do Núcleo de Informação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade, e do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar. Membro do Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar. Atuação em Ciência da Informação, Gestão da informação e do Conhecimento, Gestão de Unidades de Informação, Prospecção e Monitoramento Tecnológico, Inteligência Competitiva, Desenvolvimento Tecnológico, Arranjos Produtivos Locais, Informação em Tecnologias Industriais Básicas. Ministra disciplinas na UFSCar nos cursos de Graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Ciência da computação e Sistemas de Informação. Possui Graduação em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Minas (1985) na Universidade Federal de Ouro Preto (MG), Mestrado em Engenharia dos Materiais (1992) na UFSCar e Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais (1995) na UFSCar. Pós-Doutorado em conformação a quente (1997) na UFSCar. Pós-Doutorado em prospecção de informação tecnológica (2001) na UFSCar. 

Downloads

Publicado

2016-05-20

Como Citar

Soriano, Érico, & Hoffmann, W. A. M. (2016). A INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO DOS RISCOS DE DESASTRES NATURAIS. Caderno Prudentino De Geografia, 1(37), 110–123. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/3168

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles